ceto-darpana-marjanam bhava-mahadavagni-nirvapanam
sreyah-kairava-candrika-vitaranam vidyavadhu-jivanam
anandambudhi-vardhanam prati-padam purnamrtasvadanam
sarvatma-snapanam param vijayate sri-krsna-sankirtanam (1)
Que haja suprema vitória para o cantar dos santos nomes de Sri Krsna, o qual limpa o espelho do coração e extingue o fogo abrasante da existência material. Sri-krsna-sankirtana difunde os raios suavizantes da lua de bhava que fazem com que o lótus branco da boa fortuna das jivas desabroche. O santo nome é a vida e alma do conhecimento transcendental, uma vez que Vidya (divya Sarasvati-devi) é a consorte de Sri Nama Prabhu. Ele expande continuamente o oceano de bem-aventurança transcendental, capacitando a pessoa a saborear néctar completo a cada passo. O santo nome banha completamente e refreca o corpo, a mente e a alma.
namnam akari bahudha nija-sarva-saktis
tatrarpita niyamitah smarane na kalah
etadrsi tava krpa bhagavan mamapi
durdaivam idrsam ihajani nanuragah (2)
Ó Bhagavan, Seu santo nome concede toda a auspiciosidade às entidades vivas. Assim, para o benefício das jivas, Você eternamente manifesta Seus inúmeros nomes, tais como Rama, Narayana, Krsna, Mukunda, Madhava, Govinda e Damodara. Você investiu nestes nomes todas as potências de suas respectivas formas. Devido a Sua misericórdia imotivada, Você nem sequer impos qualquer restrição ao cantar e ao lembrar de tais nomes. Ainda assim, sou tão desafortunado que, por ter cometido ofensas, não tenho apego pelo Seu santo nome, o qual é tão facilmente acessível e que concede toda a boa fortuna.
trnad api sunicena taror api sahisnunai
amanina manadena kirtaniyah sada harih (3)
Considerando-se inferior e mais sem valor que uma grama insignificante que é esmagada sob os pés de todos, sendo mais tolerante do que uma árvore, sem aceitar honra mas oferecendo respeito a todos de acordo com suas posições respectivas, deve-se continuamente cantar o santo nome de Sri Hari.
na dhanam na janam na sundarim
kavitam va jagadisa kamaye
mama janmani janmanisvare
bhavatad bhaktir ahaituki tvayi (4)
Ó Jagadisa, não desejo riqueza, seguidores tais como esposa, filhos, amigos ou parentes, nem busco o conhecimento mundano expresso em linguagem poética. Meu único desejo, ó Pranesvara, é que nascimento após nascimento eu possa ter ahaituki-bhakti por Seus pés de lótus.
ayi nanda-tanuja kinkaram
patitam mam visame bhavambudhau
krpaya tava pada-pankaja-
sthita-dhuli-sadrsam vicintaya (5)
Ó Nanda-nandana, por favor, seja misericordioso comigo, sou Seu servo eterno caído no oceano turbulento da existência material como resultado de minhas atividades fruitivas. Por favor, considere-me como uma partícula de poeira fixada em Seus pés de lótus e me aceite como Seu servo cativo.
nayanam galad-asru-dharaya
vadanam gadgada-ruddhaya gira
pulakair nicitam vapuh kada
tava nama-grahane bhavisyati (6)
Ó Senhor, quando meus olhos serão preenchidos por uma corrente de lágrimas? Quando minha voz ficará embargada? E quando os pelos do meu corpo se arrepiarão devido ao êxtase ao cantar Seu santo nome?
yugayitam nimesena caksusa pravysayitam
sunyayitam jagat sarvam govinda-virahena me (7)
Ó sakhi, a separação de Govinda mesmo que por um momento é como um milênio. As lágrimas começam a fluir de meus olhos como a chuva que vem das nuvens, e todo este mundo parece vazio.
aslisya va pada-ratam pinastu mam
adarsanan marma-hatam karotu va
yatha tatha va vidadhatu lampato
mat-prana-nathas tu sa eva naparah (8)
Que Krsna abrace apertado esta serva que é apegada ao serviço aos Seus pés de lótus e assim me faça Sua. Ou que Ele quebre Meu coração por não estar presente diante de Mim. Ele é um debochado e pode fazer o que desejar. Mesmo que Ele graceje com outras amantes bem na minha frente, ainda assim, Ele é Meu prananatha. Não tenho ninguém mais além dEle.
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